quarta-feira, 5 de novembro de 2008

VISITA A PRAIA DO ITAGUAÇU!!!

No dia 29 de outubro alguns alunos do núcleo fizeram uma breve saída de campo. Esta saída foi realizada para contribuir com a pesquisa da aluna Jocelina da Silva, que se apresenta com a seguinte problemática: "Qual a história das bruxas na ilha de Santa Catarina?".
No local visitado - praia do Itaguaçu - encontramos várias rochas inseridas no mar parecendo ao primeiro olhar não serem naturais, pois a disposição é tão precisa que nos passa a impressão de ser obra do ser humano.
Desta forma, existe no local uma antiga lenda que nos conta o seguinte:

"Salão de Festas das Bruxas do Itaguaçú"

Diz a lenda que as bruxas da região queriam fazer uma linda festa aos moldes da alta sociedade. O local para o encontro festeiro seria a praia do Itaguaçú, o mais belo cenário da terra, todos seriam convidados, os lobisomens, os vampiros e as mulas-sem-cabeça.
Os mitos indígenas também compareceram, entre eles estavam os curupiras, os caiporas, os boitatás, e muitos outros.
Em assembléia, as bruxas decidiram não convidar o diabo pela razão de seu imenso fedor de enxofre e pelas atitudes antisociais, pois ele exige que todas as bruxas lhe beijem o rabo como forma de firmar seu poder debochadamente absoluto.
A orgia se desenrolava, quando surge de surpresa o diabo que entre raios e trovões, raivozamente irritado pela atitude marginalizante das bruxas castiga todos transformando-os em pedras grandes, que até hoje flutuam nas águas do mar verde e azul da praia do Itaguaçú."
Peninha - historiador da UFSC





Nenhum comentário:

Postar um comentário